domingo, 11 de dezembro de 2011

Violência Doméstica contra Mulher



           A violência contra a mulher é um dos fenômenos mais absurdos e inaceitáveis que acontece em nossa sociedade. É uma tática consciente que o agressor usa para obter poder sobre a vítima.
            Pude observar através de analise bibliográficas que a razão pela quais as mulheres continuam em relacionamentos abusivos sofrendo agressões domésticas, é por falta de condições econômicas que está diretamente associada à preocupação com a criação dos filhos. Apesar de uma significativa parcela das mulheres agredidas terem alguma fonte de renda, elas têm medo de não conseguirem cuidar dos filhos sozinha, principalmente quando tem de deixar a moradia. Elas muitas vezes não têm para onde ir com os filhos e como arcar com todas as despesas, já que o agressor ameaça não ajudá-la e um processo litigioso pode demorar. Muitos homens são autônomos, o que também gera insegurança na mulher, que não tem como comprovar a renda do companheiro.
            Infelizmente, esse tema é tratado como um problema muito distante, seu combate e a sua prevenção não estão incluídos entre as prioridades da sociedade e do poder público.

         Referências bibliográficas
Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.
 MASSUNO, Elizabeth. "Delegacia de Defesa da Mulher: uma resposta à violência de gênero". Em BLAY, Eva A. Igualdade de oportunidades para as mulheres. São P
ARRAZOLA, L. S. D. A mulher sob o signo da violência: marca invisível para um olhar.
androcêntrico. Recife: Ciela/Unicef, 1999.
BARSTED, L. A. L. Uma vida sem violência é um direito nosso: propostas de ação contra a violência intrafamiliar no Brasil. Brasília: Comitê Interagencial de Gênero/Comitê Interagencial de Comunicação/ONU/Secretaria Nacional dos Direitos Humanos/Ministério da Justiça, 1998.
CABRAL, M. A. A. Prevenção da violência conjugal contra a mulher. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, Abrasco, v.4, n.1, 1999.
CASA DE CULTURA DA MULHER NEGRA. Violência contra a mulher: um novo olhar. São Paulo, 2001.
Postado por: Neise Alves de Araujo Cardoso da Silva
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário