sábado, 26 de maio de 2012

Alguns Conceitos de Pobreza, gênero, raça/etnia, políticas públicas


Quando se fala sobre pobreza, gênero e raça/etnia no contexto rural e urbano, é necessário evidenciar alguns conceitos incluindo o de políticas públicas:

Gênero: Engloba todas as características básicas que possuem um determinado grupo ou classe de seres. Conjunto de seres que têm a mesma origem ou que se encontram ligados pela semelhança de suas principais características. Identificação social em relação ao sexo (masculino ou feminino).

Raça: Diferentes populações de uma mesma espécie. Compreende apenas fatores morfológicos como a cor de pele, constituição física, estatura e traço facial. Usá-se em política quando se pede igualdade racial ou na legislação quando se fala em preconceito de raça, como  prevê a lei 12.288 de 20 de Julho de 2010,  que institui no Brasil o estatuto da igualdade racial (Raça, cor de pele).

Etnia: Compreende apenas fatores culturais tais como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições.


Políticas públicas:  como tudo aquilo que o governo (municipal, estadual ou federal), faz no que diz respeito as leis, medidas reguladoras, decisões e ações,com vistas ao bem coletivo. Podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais.

Políticas públicas intersetoriais:  Atuam em diversos setores como: político, técnico e administrativos; Em  diferentes áreas como: saúde, educação, meio ambiente,  planejamento  e assistência social . Agregam setores  diversos e várias áreas, permitindo maior  utilização do conhecimento e  experiências acumuladas, colaborando para o alcance de metas comuns.

Políticas de Governo:   É  o conjunto de filosofias, ideais, planos e medidas que compõe uma gestão pública. Influenciada por diversos fatores incluindo as relações partidárias, alianças políticas, apoio de instituições privadas e da própria sociedade civil.

Políticas afirmativas: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado.

Sociedade Civil: se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).

Desigualdade social: É uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor. Se resume, em muitos com pouco e poucos com muito; ela acontece quando a distribuição é feita de maneira inadequada, portanto, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial.

Direitos Humanos: são os direitos e liberdades básicos de todos osseres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

Diversidade: É tudo aquilo que abrange cultura, raça, credo e etnia. Diferentes formas de pensar e agir. Inclusão racial, econômica e social.'


Sexismo:  É termo que se refere ao conjunto de ações e ideias que privilegiam entes de determinado gênero (ou, por extensão, que privilegiam determinada condição sexual) em detrimento dos entes de outro gênero (ou condição sexual).


Com a leitura dos conceitos ficará mais fácil o entendimento e a abordagem do nosso tema:
Pobreza, gênero e raça/etnia no contexto urbano e rural: Perspectivas de gênero e raça/etnia na saúde pública.

Fonte de pesquisa:  Wikipédia:  http://pt.wikipedia.org.Acesso em 26 maio 2012

Postado por:MSUL Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário