segunda-feira, 16 de abril de 2012

igualdade de genero e raça


Ao longo do curso foi nos proposto temas variados a respeito das questoes que envolvem genero e raça. A tematica é tratada através do processo de construçao da cidadania, além de tratar o nascimento do direito e o desenvolvimento da sociedade. Para abordagem dessas questoes a unidade  amparou-se em conceitos capazes de levar ao melhor conhecimento do assunto tratado, como por exemplo o conceito de igualdade, ja que nao se pode tratar temas como cidadania e direito sem a noçao de que todos devem ser tratados de forma igualitaria, independente de cor, raça, genero e credo. O conceito igualdade traz em si a ideia cabal de que nao se deve haver privilegio de uns sobre outros, esta relacionado a igualdade de direito ao nascer e nao de que todos devam ter as mesmas rendas e bens. 
Se estamos falando de igualdade e cidadania, nao podemos deixar de lado o ditado popular brasileiro tao famoso do "jeitinho brasileiro" de ser, como mostra bem nosso escritor Roberto da Matta, que vem contrariando nossa ideia de igualdade, se somos iguais em direito porque da necessidade desse "jogo de cintura" para se conseguir obter algo. Ao longo do modulo 4 pode-se observar que "cidadãos e cidadãs nao eram portadores de direitos mas possiveis beneficiarios da benesse pública" e que a politica publica ao longo da historia do pais privilegiou uma pequena elite deixando de lado grande parte da sociedade. Este privilegio de uns perdura até hoje, seja na educação ou na saúde.
É necessário política pública com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres. O módulo 05 busca estudar as questões que envolvem gênero e raça voltado para atender  às estruturas que reproduzem as relações de poder entre homens e mulheres e a discriminação de raça e etnia. 



Postado por: Jordana Ferraz da Silva

referencia: (acessado dia 15-04-2012) http://www.gppgr.neaad.ufes.br/course/view.php?id=117
                 http://www.gppgr.neaad.ufes.br/course/view.php?id=118