domingo, 24 de julho de 2011

perpectivas de genero e raça na saúde pública

Segundo a Organização Internação do Trabalho o trabalho é forma real de superar a pobreza. Trabalho este de forma decente e capaz de produzir condições dignas de vida. Este tema ainda é pertinente por que as diferenças são enormes. Diversos fatores influenciam nessas situações: as mulheres são afuniladas pela maternidade, tem monores salários, raramente ocupam cargos de chefia nas empresas privadas, olhhando pelo lado da etnia as mulheres negros ainda contam com a baixa escolarida, e falta de qualificação profissional. Os homens em especial os negros ocupam as profissões de menor salário, e também apresentam falta de qualificação. A inserção das mulheres e dos homens negros na agenda de prioridades das políticas públicas ainda constitui um desafio, pois há necessidade de definição de singular pobreza, segundo por que a pobreza não é isolada, é fruto de um conjunto de fatores, terceiro por que há que se criar políticas efetivas para eraadicação da pobreza e não apenas ações que prolonguem essa situação.
Esse análise está baseada na nota técnica do IPEA sobre mercado de trabalho publicado em 2004 e no artigo de Laís Abramo.
Diante desse contexto olhando para o município de Mimoso do Sul encontramos mulheres analfabetas ou baixa escolaridade, famílias totalmente dependentes dos programas assitenciais do governo federal, menor grau de instrução e profissionalização entre negros, famílias em extrema pobreza. De acordo com o Censo demografico 2010 é grande a população rural, grande parte desta população não tem acesso ao saneamento básico: água tratada, sistema de esgoto.
O Ministério da Saúde ressalta que a saúde é o pleno estado de bem estar físico, mental, intelectual, constatmos que muitos problemas sociais e de saúde são desencadeados pela falta de acesso aos recursos mínimos para o desenvolvimento integral dos indivíduos.
Postado po Raquel Rabelo

Um comentário:

  1. Estive lendo sobre o nível de escolaridade dos brasileiros. Infelizmente ainda existem pessoas totalmente analfabetas, os funcionais que não possuem grande capacidade de interpretação. Outro fato interessante concentra-se na grande a evasão escolar. Este último se dá principalmente por que muitos não conseguem conciliar estudo com trabalho e o fato de adolescentes mulheres que abandonam a escola pela maternidade. Muitos direitos são negligenciados por que os próprios cidadãos não sabem que eles existem.

    ResponderExcluir