Segundo Krieger 21, na origem de grande parte das desigualdades étnico/raciais, encontra- se a discriminação racial, com seus efeitos próprios na saúde. De acordo com essa proposição, a desvantagem econômica e social seria um dos mecanismos através do qual a discriminação contribui para as desigualdades raciais de saúde. A maior exposição a substâncias tóxicas em ambientes menos saudáveis, a assistência à saúde inadequada ou degradante e as experiências diretas de atos ou atitudes de discriminação seriam outros meios pelos quais a discriminação racial exerceria seu impacto nessas desigualdades.
Krieger N. Does racism harm health? Did child abuse exist before 1962? On explicit questions, critical science, and current controversies: an ecosocial perspective. Am J Public Health 2003; 93:194-9.
Postado por: Soraia Bertonceli
Ola Colegas
ResponderExcluirEspero que fatores os quais fundamentam aspectos relevantes a saúde no comentário do autor seja um estimulo para comentários pois nos enfermeiros e professores vivenciamos diretamente com problemas raciais/pobreza e saúde.
É ai que vemos como a politica universalistas precisam estar voltadas para justiça social reivindicada pelos movimentos sociais. O SUS é para todos más o povo esta carente do SUS precisa haver uma reavaliação populacional. Aguardo outros comentários.
BJS. Soraia Bertonceli