Negros são os mais atingidos pela violência em VV
Em Vila Velha, segundo dados coletados pelo Instituto Jones dos Santos Neves, devido à violência morrem quase cinco vezes mais negros do que brancos e a proporção se mantém quando se trata de jovens entre os 15 e 24 anos. Se de um lado o número pode assustar, ainda de acordo com o estudo do ISJN, o município canela verde é o menos violento dos que integram a região metropolitana da Grande Vitória. Em um ranking geral, Vila Velha fica no septuagésimo novo lugar, bem abaixo de Serra, Cariacica, Viana e Vitória.
Considerando-se apenas a morte de jovens, ainda assim Vila Velha ganha dos outros municípios. Na lista dos 100 municípios mais violentos do Brasil, neste caso, ela está em trigésimo-segundo lugar, bem abaixo dos outros integrantes da região metropolitana. Nos dois casos, a campeã da violência é a Serra. O que mais chama a atenção nos números levantados pelo Instituto, a partir de dados do Censo, é a disparidade entre mortes de negros e brancos, sejam eles de qualquer idade. No caso de mortes violentas no Espírito Santo são os negros os mais atingidos, correspondendo a 4,8 por um branco.
Em termos gerais, 57,7% de todas as mortes violentas ocorridas no Espírito Santo, de acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves, são por homicídios e outras 17,7% causadas por acidentes. Há, ainda, um percentual de 1,3% de suicídios. Comparando-se com os mesmos índices do Brasil, o Estado está acima da média nacional nos homicídios, mas abaixo nos acidentes e nos suicídios. Tomando-se como base a população jovem – quem tem entre 15 e 24 anos – o percentual de mortos por mil habitantes é de 44,5 no caso de quem tem de 15 a 19 anos e de 62,5 para a idade de 20 a 24 anos.
Olhando-se o lado da cor, os números mostram que, no geral, o Espírito Santo é o sétimo estado brasileiro com maior morte de brancos por meios violentos, mas sobe para o terceiro lugar quando se trata de negros. A taxa para os brancos fica em 17,5 por mil habitantes, enquanto a dos negros tem um salto, chegando a 64,7 por mil. Apesar da sensação de insegurança que todos temos, os dados do Instituto mostram que a violência tem diminuído, em pequena escala, mas há uma diminuição no número de mortes violentas.
Postado por: Isabela Vivas Ferraz Scalco Costa
em-vv/.Data: 28/05/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário